sáb. abr 17th, 2021

Janeiro Branco – Mês de conscientização da saúde mental no Brasil.

A Campanha Janeiro Branco* que tem como tema este ano: “TODO CUIDADO CONTA”, convida a humanidade a cuidar da Saúde Mental e Emocional dos indivíduos e das instituições sociais. O objetivo é trabalhar por uma cultura de Saúde Mental na humanidade. Para isso, a campanha busca promover a circulação de informações e de conhecimentos sobre Saúde Mental em todos os espaços nos quais as pessoas se encontram.
Além disso, o Janeiro Branco também busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades.
(👆*Texto extraído da Cartilha “Vem pro lado da Saúde Mental”.)

Nesta perspectiva, e considerando que a atenção à Saúde Mental deve ser tema abordado durante todos os meses do ano, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Miranda do Norte, iniciará a partir de fevereiro ações voltadas à temática em questão.

•Mensagem dos profissionais de saúde do CAPS Miranda em alusão ao mês de conscientização da saúde mental – Janeiro Branco.

“Quando falamos sobre o ato de ajudar no campo da saúde mental, temos que apontar o quanto ainda existem barreiras nesse processo. A informação de que dieta e atividade física promovem saúde já foi assimilada pela população, mas por que ainda muitos chamam de “loucos” aqueles que vão ao psicólogo ou psiquiatra?
A história da psiquiatra traz consigo uma luta de desconstruções de preconceitos, precisamos promover a inclusão. Não exclua a sua saúde mental do seu arsenal de itens de qualidade de vida.
Vamos estender a mão para aquela pessoa específica que você sabe que precisa de ajuda, e além disso, vamos falar sobre saúde mental com naturalidade para que a população se abra para buscar ajuda.
Todos nós temos algo em comum, a vida; mas o que nos gera o prazer em viver, é a saúde mental”.

Prefeitura de Miranda do Norte – MA.
Trabalho e desenvolvimento.
CAPS: Centro de Atenção Psicossocial.
SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde.

(ASSEC🔵M Miranda – Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal).
🔵https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1856891404477835&id=510416035792052